Novembro Azul

 

Origem e importância da campanha Novembro Azul

 

A campanha que no exterior é chamada de Movember (Moustache + November em inglês, bigode e novembro) começou na Austrália. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização sobre a saúde masculina e a arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.

O mês de novembro foi escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença e a cor masculina. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização acerca do câncer de próstata.

O Movember, ou Novembro Azul, como é chamado no Brasil, está oficialmente presente na Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega, África do Sul, Espanha, Suécia, Estados Unidos, entre outros países, e já arrecadou quase 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.

O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata.

O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Existe dois tipos de exames para o diagnóstico dessa enfermidade, o exame tradicional e o exame de sangue chamado PSA pedido pelos médicos como um primeiro exame para saber se existe alguma anomalia na próstata. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos.

Homens com mais de 50 anos são mais propensos ao câncer de próstata. Daí a extrema necessidade de realizar o exame periódico (anual). Os mais jovens, com histórico da doença na família, devem passar pelo procedimento clínico antes dessa faixa etária — em geral, a partir dos 45 anos. É importante ressaltar que essa categoria de câncer já matou milhares de homens ao nível mundial. Definitivamente, é preciso que todos se conscientizem a respeito.

Segundo as estatísticas, um em cada seis homens é acometido pelo câncer de próstata, sendo este o sexto categoria de câncer mais comum no mundo. A cada 40 minutos, morre um homem devido à doença, sendo este o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

Quais os principais sintomas da doença?

Embora a doença seja silenciosa, quando em estágio avançado, os sintomas são bem característicos. Dentre os principais, urgência e dificuldade para urinar, maior frequência urinária, redução ou retenção no jato de urina, insuficiência e problemas nos rins, dores agudas nos ossos e no corpo. Nesse caso, o tratamento é mais complexo e as chances de cura são menores. Por tais motivos, a prevenção pode salvar uma vida!

Como se prevenir contra o câncer de próstata?

Além dos exames clínicos, os homens devem se prevenir de outras formas, como não fumar, reduzir a ingestão de álcool, manter o peso corpóreo ideal, praticar atividades físicas regularmente (pelo menos, 5 vezes por semana, 30 minutos por dia), evitar a ingestão de gordura de origem animal, consumir uma boa variedade de grãos, cereais, frutas, legumes e verduras (adotar uma alimentação saudável).

A procura ao urologista, especialista que trata da saúde masculina, é recomendada para os homens fazerem a prevenção dessa e outras doenças masculinas.

Portanto, cuide-se, procure um médico, pois a saúde é um bem precioso e a prevenção é importantíssima para manutenção dela e da vida do homem.

A Mmicros apoia a campanha Novembro Azul.

 

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

MARCELO MARQUES DA CUNHA ME - CNPJ: 10.451.609/0001-30 © Todos os direitos reservados. 2021